quarta-feira, 13 de junho de 2012

Aquecimento Global

O aquecimento global é causado pelo aumento do chamado efeito estufa. Ele sozinho não é ruim, já que permite que a Terra fique aquecida o suficiente para que a vida continue.

E o que é o efeito estufa?

O efeito estufa é um fenômeno natural através do qual os gases da atmosfera terrestre mantêm uma temperatura média na superfície da Terra, com variações limitadas entre o dia e a noite. Sem o efeito estufa seria impossível a vida na Terra, pois a temperatura média seria 33ºC menor, com grandes extremos entre o dia e a noite, como ocorre na Lua e no planeta Marte. Ou, se a composição e a densidade dos gases fosse outra, semelhante à de Vênus, por exemplo, a temperatura seria elevadíssima. E isso inviabilizaria as formas de vida existentes.

 Os principais gases do efeito estufa são pela ordem de contribuição: CO2(60%), CH4 (15% a 20%), N2O (6%), O3, HFCs, PFCs e SF6. A preocupação atual é com alterações no efeito estufa e não com o efeito estufa propriamente dito.
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/9065/02_o_efeito_estufa/02_o_efeito_estufa.htm
l

Consequências do Aquecimento Global.
                                                              

   As consequências do aquecimento global são diversificadas e complexas, podendo gerar danos irreversíveis à humanidade:
  
  • Aumento do nível dos oceanos: com o aumento da temperatura no mundo, está em curso o derretimento das calotas polares. Ao aumentar o nível da águas dos oceanos, podem ocorrer, futuramente, a submersão de muitas cidades litorâneas;
  •     Crescimento e surgimento de desertos: o aumento da temperatura provoca a morte de várias espécies animais e vegetais, desequilibrando vários ecossistemas. Somado ao desmatamento que vem ocorrendo, principalmente em florestas de países tropicais ( Brasil, países  africanos), a tendência é aumentar cada vez mais as regiões desérticas do planeta terra.
  • Aumento de furacões, tufões e ciclones: o aumento da temperatura faz com que ocorra maior evaporação das águas dos oceanos, potencializando estes tipos de catástrofes climáticas;
  •  Ondas de calor: região de temperaturas amenas tem sofrido com as ondas de calor. No verão europeu, por exemplo, tem se verificado uma intensa onda de calor, provocando até mesmo mortes de idosos e crianças.
Como evitar o aquecimento Global.




Para evitar que o aquecimento se torne cada vez mais uma realidade cruel, é necessário uma conscientização em massa da população mundial, para que todos sejam o mais ecologicamente correto possível. como:

  •  Os automóveis devem ser regulados constantemente para evitar a queima de combustíveis de forma desregulada. O uso obrigatório de catalisador em escapamentos de automóveis, motos e caminhões.
  •  Instalação de sistemas de controle de emissão de gases poluentes nas indústrias e ampliar a geração de energia através de fontes limpas e renováveis: hidrelétrica, eólica, solar, nuclear e maremotriz. Evitar ao máximo a geração de energia através de termoelétricas, que usam combustíveis fósseis.
  • Sempre que possível, deixar o carro em casa e usar o sistema de transporte coletivo (ônibus, metrô, trens) ou bicicleta.
  •  Colaborar para o sistema de coleta seletiva de lixo e de reciclagem e recuperação do gás metano nos aterros sanitários.
  •  Usar ao máximo a iluminação natural dentro dos ambientes domésticos.
  • Não praticar desmatamento e queimadas em florestas. Pelo contrário, deve-se efetuar o plantio de mais árvores como forma de diminuir o aquecimento global.
  •  Uso de técnicas limpas e avançadas na agricultura para evitar a emissão de carbono e implementação de programas de reflorestamento e arborização, principalmente nos grandes centros urbanos.
  • Construção de prédios com implantação de sistemas que visem economizar energia (uso da energia solar para aquecimento da água e refrigeração).

O QUE VOCÊ PLANTA, VOCÊ COLHE.
 DIGA NÃO AO AQUECIMENTO GLOBAL.